Os conteúdos das trilhas do blog estão divididos em tópicos com a apresentação de informações independentes e que, ao mesmo tempo, entrecruzam-se no processo constitutivo da institucionalidade da EPT no MEC, no período de 1997 a 2007, considerando o seguinte MAPA DE TRILHAS:
Figura 01: Trilhas de aprendizagem
Para acessar os conteúdos das trilhas, selecione o(s) link(s) destacados nos tópicos a seguir:
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
2. Os Planos Nacionais de Educação
3. Os decretos de regulamentação
4. As Resoluções do CNE - Diretrizes Nacionais
1. Estrutura Organizacional
a) A Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Semtec
b) A Secretaria e Educação Profissional e Tecnológica - Setec
2. Diretrizes de gestão
a) Políticas e Resultados – A Reforma da Educação Profissional (1997 a 2002)
b) Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (2004)
c) Educação Profissional e Tecnológica: Avanços Institucionais (2003-2016)
PROEP
Projeto Escola de Fábrica
Proeja
Brasil Profissionalizado
Rede e-Tec Brasil
Profuncionário
Acordo de Gratuidade - Serviços Nacionais de Aprendizagem
Rede CERTIFIC
Mulheres Mil
Pronatec
b) Arranjos institucionais (1997 a 2017a) A Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Semtec
b) A Secretaria e Educação Profissional e Tecnológica - Setec
2. Diretrizes de gestão
a) Políticas e Resultados – A Reforma da Educação Profissional (1997 a 2002)
b) Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (2004)
c) Educação Profissional e Tecnológica: Avanços Institucionais (2003-2016)
Trilha 3 - A EPT pela trajetória dos programas implementados pelo MEC
1. Breves considerações sobre políticas públicas e programasPROEP
Projeto Escola de Fábrica
Proeja
Brasil Profissionalizado
Rede e-Tec Brasil
Profuncionário
Acordo de Gratuidade - Serviços Nacionais de Aprendizagem
Rede CERTIFIC
Mulheres Mil
Pronatec
Trilha 4 - A EPT pela trajetória de gestão da Rede Federal pelo MEC
1. A Organização Administrativa da Política de EPT na esfera federal
a) A atuação da Setec/MEC perante a Rede Federal2. Estratégias e ações implementadas junto à Rede Federal
1997-2003 - A Reforma da Educação Profissional e a Rede Federal
1998 – Novas unidades federais de EPT, somente, em parceria com os estados
1999 – Retomada da transformação das Escolas Técnicas Federais em CEFETs
2005 - Plano de Expansão da Rede Federal – Fase I
2006 – Percentual de oferta de cursos de EPT integrada a EJA
2007 – Plano de Expansão da Rede Federal – Fase II
2008 – 2008 – Institucionalização da Rede Federal (Lei nº 11.892/2008) e da Carreira de Magistério EBTT
2009 – Centenário da Rede Federal
2010 – Matriz Orçamentária e Renapi
2011 - Plano de Expansão da Rede Federal – Fase III
2012 – Reconhecimento de Saberes e Competências e cotas sociais
2013 – Critérios para a expansão e organização dos Institutos Federais
2014 – Atualização do Banco de Professores e do Quadro de Técnicos Administrativos em Educação
2015 – Polos de Inovação e conceito de aluno equivalente
2016 – Diretrizes atuação docente na Rede Federal, Paflor e modelo de dimensionamento de cargos
2017 – Novos Polos de Inovação e ProfEPT
O blog “Caminhos da EPT no MEC (1997 a 2017)” é uma ferramenta de aprendizagem colaborativa, que se propõe como espaço de troca de conhecimento e reflexões.
Sua opinião e principalmente suas sugestões são muito importantes para o aprimoramento dos conteúdos deste blog.
Deixe aqui seu comentário.
Comentários
Postar um comentário