JUSSARA CARDOSO SILVA FREITAS
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (pelo ProfEPT), Graduada em Administração de Empresas. Servidora Pública Federal, Administradora do quadro de pessoal do MEC, atua na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), desde o ano de 2006, apoiando e coordenando ações voltadas à política de educação profissional e tecnológica (EPT).
Pesquisar sobre a política de EPT me desperta orgulho pessoal e profissional, por ser egressa da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (técnico Integrado em Economia Doméstica, cursado no Colégio Agrícola de Brasília, atual campus Planaltina, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília).
Perspectiva e motivação da pesquisadora/autora
“Seguir uma história é avançar no meio de contingências e peripécias sob a conduta de uma espera que encontra sua realização na conclusão” (RICOEUR, 1994).
Partindo da concepção de tempo e narrativa defendida pelo filósofo e pensador francês Paul Ricoeur, e considerando meu percurso profissional de 14 anos junto à Setec/MEC, construí algumas inquietações sobre os aspectos que permearam a historicidade da EPT no MEC, o que me motivou a pesquisar sobre os “Caminhos e Identidade: A institucionalização da EPT no MEC de 1997 a 2017", perpassando pelo aprofundamento teórico-conceitual, tendo como recorte temporal o período de 1997 a 2017.
Nessa perspectiva, e em consonância com os objetivos da linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – (IFES), a justificativa da pesquisa reside, no anseio de compreender, em maior profundidade, as mediações históricas que edificaram as transformações, reconfigurações e incorporações institucionais da EPT no MEC, numa perspectiva pedagógica frente ao que pode ser difundido aos diversos atores da EPT.
Durante a realização da pesquisa, considerando que o tema faz parte de meu percurso de vida e é presente em minha rotina de servidora pública com atuação na Setec/MEC, foi necessário adotar uma vigilância constante, enquanto pesquisadora, para contornar o delicado problema epistemológico de relação entre sujeito e objeto na pesquisa. Tal preocupação foi amenizada à medida em que pude recorrer aos documentos normativos como referência constante e também como “régua”, a partir da qual pude balizar meu papel de pesquisadora, buscando algum distanciamento e neutralidade.
Como produto educacional da pesquisa, foi desenvolvido este blog, cujo objeto é difundir o processo educativo em espaços não formais, tendo como público alvo os agentes públicos que integram ou irão ingressar a Setec/MEC, bem como outros interessados pelo estudo e compreensão dos fundamentos e conceitos associados à temática, a partir da disponibilização de conteúdos, estruturados didaticamente, sobre os principais marcos normativos e organizacionais que edificaram a institucionalidade EPT no MEC, compreendendo o período de 1997 a 2017.
Os conteúdos apresentados no blog não têm a pretensão de exaurir todos os aspectos que permearam a historicidade da EPT no MEC. A intenção foi, antes de tudo, apresentar de forma estruturada e didática, as principais informações e algumas referências iniciais e que inspirar novas pesquisas em favor do fortalecimento da institucionalização da EPT.
Nesse contexto, espera-se que o blog tenha vida longa e contribua para a difusão de conhecimentos e compartilhamento de reflexões sobre a temática da EPT, por meio de comentários aos conteúdos disponibilizados, e que possa se tornar um espaço dinâmico que estimule a promova a aprendizagem colaborativa.
Jussara Cardoso Silva Freitas
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