Sobre o ProfEPT




O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), aprovado em 2016, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), integra a grande área da Educação Profissional e Tecnológica, tem por objetivo macro “proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado”. (IFES, 2017). 

O ProfEPT se estrutura em duas linhas de pesquisa, que perpassam por seis macroprojetos:  

A Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em EPT: Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na EPT, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, em espaços formais e não formais, que possibilitem formação integral e significativa do estudante. Abarcando os seguintes macroprocessos:
  • Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outros, a experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos. 
  • Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outros, questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos e Educação e relações étnico-raciais, e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT. 
  • Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado: Abriga projetos que trabalham, entre outros, a perspectiva do currículo integrado, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. 
A Linha de Pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT: Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na EPT, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante. Considera, também, a construção temporal, pelo estudo da memória da EPT. Abarcando os seguintes macroprocessos: 
  • Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT: Abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, instituições, currículos, espaços de formação, entre outros. 
  • Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outras, a perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. 
  • Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outras, à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. 
O ProfEPT é ofertado, em rede nacional, pelas 41 instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Nos processos seletivos, 50% das vagas são destinadas à sociedade em geral, externa à comunidade escolar. 

No ano de 2017, mediante aprovação da CAPES, o ProfEPT, visando promover os objetivos do programa junto aos servidores públicos federais com atuação no MEC, ofertou 20 vagas na “Turma Especial MEC”, conforme condições estabelecidas no Edital ProfEPT nº 02/2017[1]. 

Para conhecer mais sobre o ProfEPT, acesse o Portal: https://profept.ifes.edu.br/sobreprofept, ou diretamente no portais das instituições ofertantes.

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