O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), aprovado em 2016, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), integra a grande área da Educação Profissional e Tecnológica, tem por objetivo macro “proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado”. (IFES, 2017).
O ProfEPT se estrutura em duas linhas de pesquisa, que perpassam por seis macroprojetos:
A Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em EPT: Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na EPT, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, em espaços formais e não formais, que possibilitem formação integral e significativa do estudante. Abarcando os seguintes macroprocessos:
- Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outros, a experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos.
- Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outros, questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos e Educação e relações étnico-raciais, e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.
- Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado: Abriga projetos que trabalham, entre outros, a perspectiva do currículo integrado, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
- Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT: Abriga projetos que trabalham as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, instituições, currículos, espaços de formação, entre outros.
- Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outras, a perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
- Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT: Abriga projetos que trabalham, entre outras, à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT.
No ano de 2017, mediante aprovação da CAPES, o ProfEPT, visando promover os objetivos do programa junto aos servidores públicos federais com atuação no MEC, ofertou 20 vagas na “Turma Especial MEC”, conforme condições estabelecidas no Edital ProfEPT nº 02/2017[1].
Para conhecer mais sobre o ProfEPT, acesse o Portal: https://profept.ifes.edu.br/sobreprofept, ou diretamente no portais das instituições ofertantes.
Comentários
Postar um comentário